Apresentamos algumas das PAP’s (Provas de Aptidão Profissional) desenvolvidas pelos nossos alunos ao longo da formação. Cada uma é um projeto transdisciplinar integrador de diversos saberes e capacidades adquiridos.
Cerâmicas do Crasto de Palheiros

Curso: Assistente de Arqueólogo 2018-2021
Resumo:
Este trabalho incide sobre a análise de materiais cerâmicos provenientes do Crasto de Palheiros, mais concretamente da escavação realizada no local para implantação do edifício técnico realizada em 2007/ 2008.
O presente documento apresenta os trabalhos de registo gráfico, análise de materiais, registo fotográfico e, por fim, uma organização em formato de tabela, de modo a que o estudo seja de mais fácil percepção.
Adicionalmente foi realizada uma descrição do sítio em questão (Crasto de Palheiros) e da intervenção realizada.
Assim sendo, os elementos acima referidos comportam um documento que pretende uma tradução de dados arqueológicos brutos para posterior consumo e tratamento por parte de um arqueólogo de modo a apresentar um documento e estudo mais completo.
Ano: 2020-2021
Orientador: Susana Nunes/ Daniel Patrício
Formando: Rafael Reis
Igreja de Vila Boa do Bispo

Curso: Assistente de Arqueólogo 2018-2021
Resumo:
O presente trabalho, apresenta o processo do tratamento dos dados resultantes das sondagens Arqueológicas 1, 3/7 e 10 da Intervenção de 2014 da Igreja de Vila Boa do Bispo e as suas posteriores interpretações.
Ano: 2020-2021
Orientador: Susana Nunes/ Daniel Patrício
Formando: Tiago Sampaio
Modelação 3D

Curso: Assistente de Arqueólogo 2018-2021
Resumo:
O objetivo do presente trabalho, para além de demonstrar as aprendizagens obtidas durante o período de formação, é mostrar como a arqueologia pode ser divulgada através da modelação 3D. Irão ser apresentados dos dados apreendidos, a sua análise, registos e a sua tradução numa linguagem por todos perceptível, a visual.
Ano: 2020-2021
Orientador: Susana Nunes/ Daniel Patrício (internos); Nelson Gonçalves (3D) e Luís Sousa (enquadramento histórico) (orientadores externos)
Formando: Rui Sousa
Cerâmicas do Castro de Recarei

Curso: Assistente de Arqueólogo 2017-2020
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o tratamento, análise e registo das cerâmicas recolhidas do Castro de Recarei (Oliveira de Azeméis) na intervenção arqueológica de 2018.
No final foi apresentada uma proposta de catálogos dos materiais.
Ano: 2019-2020
Orientador: Sandra Gorete Ferreira Martins
Roteiro das Cruzes

Curso: Técnico de Museografia e Gestão do Património 2017-2020
Resumo: Apresenta-se um projeto de criação de um roteiro turístico religioso a realizar na Freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, Concelho de Marco de Canaveses.
O roteiro promove o conhecimento do património religioso através da visita a capelas, alminhas, dois cruzeiros e o antigo caminho da via-sacra da igreja de S. André ao calvário.
Ano: 2019-2020
Orientador: Susana Nunes
Formando: Nuno Daniel Vieira de Lima
Trabalhos Arqueológicos na Ponte do Arco

Curso: Assistente de Arqueólogo 2016-2019
Resumo: Em resultado da participação nos trabalhos arqueológicos da Ponte do Arco, nomeadamente nas sondagens aí realizadas, procurou-se fazer um enquadramento do monumento, descrição dos trabalhos de campo efetuados, e tratamento da informação recolhida em gabinete.
Ano: 2018-2019
Orientador: Francisco Fernandes
Formando: Paulo Miguel Braga Sousa
Arqueólogos não escavam dinossauros

Curso: Assistente de Arqueólogo 2016-2019
Resumo: Este projeto visa mostrar às pessoas em que consiste verdadeiramente a arqueologia e as suas várias vertentes, que correspondem às várias disciplinas e módulos lecionados ao longo do curso de Assistente de Arqueólogo, tendo como objetivo esclarecer o público em geral sobre o que é a Arqueologia. A escolha deste tema resulta da constatação de que há uma confusão da Arqueologia com outras ciências, designadamente com a Paleontologia. Para cumprir este objetivo foi criada uma página Web.
Ano: 2018-2019
Orientador: Susana Nunes
Formando: Beatriz Teixeira Sobral
Escotismo no Marco de Canaveses

Curso: Técnico de Museografia e Gestão do Património 2016-2019
Resumo: Este projeto, intitulado “Escotismo em Marco de Canaveses”, tem como principal objetivo divulgar o Grupo de Escoteiros 237 de Tabuado. Integra entrevistas a escoteiros e uma exposição temporária com vários temas relacionados com o Escotismo nomeadamente a sua divisão por faixas etárias, atividades mais importantes e importância no relacionamento interpessoal dos seus membros.
Ano: 2018-2019
Orientador: Dulcineia Pinto
Formando: Adriana Filipa Soares Azevedo
O Sítio Pré-Histórico do Paraíso

Curso: Assistente de Arqueólogo 2015-2018
Resumo: Este trabalho pretende apresentar um estudo dos materiais líticos da Pré-História, descobertos entre 2011 e 2012 no sítio do Paraíso, (Cabo Espichel – Sesimbra).
Os principais objetivos deste trabalho são fazer um estudo técnico-morfológico dos materiais recolhidos do sítio arqueológico do Paraíso, bem como contextualizar a estratigrafia do sítio, para posterior correlação entre a estratigrafia do Paraíso com o Quaternário do Cabo Espichel.
Ano: 2017-2018
Orientador: Doutor Silvério Figueiredo (Centro Português de Geo-História e Pré-História)
Formando: Joana Gaboleiro Amigo
Trabalhos Arqueológicos na Capela de Fandinhães

Curso: Assistente de Arqueólogo 2013-2016
Resumo: Este projeto pretende demonstrar os trabalhos arqueológicos realizados na Capela de Fandinhães, com a finalidade de responder à questão acerca da efetiva existência de uma nave que completasse o templo.
Com a escavação das sondagens arqueológicas previstas pretendeu-se observar a existência dos possíveis alicerces da nave e, juntamente com a ajuda da análise do espólio arqueológico, interpretar o que se terá passado no sítio.
Ano: 2015-2016
Orientador: Mónica Corga
Formando: Tânia Pinto
Modelo 3D da “Casa do Impluvium”

Curso: Assistente de Arqueólogo 2013-2016
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho foi a “Casa do Impluvium” em Tongobriga e propõe-se a utilização de métodos de modelação 3D e de representação virtual em tempo real, baseado em dados rigorosos recolhidos pelos arqueólogos até à data. Além disso visa-se entender as vantagens desta ferramenta na confirmação de diferentes teorias de reconstrução e na resolução de problemas daí oriundos.
Por sua vez, o recurso a este tipo de tecnologia poderia ser utilizado para fins museológicos, uma vez que esta é facilmente compreendida pelo público não especialista, cativando dessa forma mais pessoas a conhecer o passado para melhor perceber o presente.
Ano: 2015-2016
Orientador: Mónica Corga
Formando: Rui Cardoso
Igreja de Sta. Maria de Vila Boa do Bispo

Curso: Assistente de Arqueólogo 2013-2016
Resumo: O presente trabalho tem como tema o estudo do espólio associado aos enterramentos no adro da Igreja de Santa Maria de Vila Boa do Bispo.
O objetivo principal do mesmo foi a criação de um catálogo dos materiais funerários e fúnebres recolhidos no referido local. O estudo dos referidos materiais permitiu-nos ainda caraterizar os vestígios arqueológicos identificados, nomeadamente as sepulturas e rituais de enterramento, no adro da Igreja de Santa Maria de Vila Boa do Bispo.
Ano: 2015-2016
Orientador: Susana Nunes
Formando: Tânia Morais