Arqueopólio

Objetivos: criar um jogo de tabuleiro baseado no formato Arqueopólio com o objetivo de dar a conhecer o Património Cultural Português.
Ano: 2017
Coordenador do projeto: José Miguel Araújo
Formadores: Mónica Corga, Susana Nunes
Desenvolvido pelos formandos: alunos do 10º ano
Museus pelo Mundo

Objetivos: Com este projeto pretende-se angariar o maior número possível de postais de museus por forma a constituir uma coleção de postais de todo o mundo.
Ano: 2017- em curso
Coordenador do projeto: Ana Ferreira
Olimpíadas da Antiguidade

Objetivos: As Olimpíadas da Antiguidade da EPA basearam-se nestes jogos, que terão surgido em 776 a.C. na cidade de Olímpia, e foram celebrados até 393 d.C., já sob o domínio do Império Romano. Realizam-se no Fórum romano de Tongobriga. Para além das provas físicas estas Olimpíadas integram também um torneio de jogos de tabuleiro romanos – CENTURIUMⒸ, tendo sido já realizadas 3 edições.
Ano: 2017, 2018, 2019
Coordenador do projeto: Francisco Fernandes
Formadores: docentes de Educação Física (Sílvia Nogueira, Bárbara Baião, Erina Pereira)
Eco-Escolas

Objetivos: Fruto da crescente consciencialização da necessidade de uma atitude Ecológica a EPA abraçou este projecto a longo prazo, quer no âmbito escolar, quer no âmbito do espólio Arqueológico da Estação de Tongobriga. Ambos visam despertar consciências e atitudes nas suas respectivas comunidades para um uso mais eficaz dos recursos.
Ano: 2019-2020
Coordenador do projeto: Daniel Patrício
Educação Patrimonial

Objetivos: As Oficinas de Educação Patrimonial consistem numa série de atividades relacionadas com o Património Cultural, em especial com o arqueológico, que a EPA oferece a escolas (do ensino pré-escolar ao secundário) e outras entidades: oficina de mosaicos romanos; simulação de escavação arqueológica; desenho de artefactos; oficina de douramento de peças; oficina de arte rupestre.
Ano: 2016- em curso
Coordenador do projeto: Susana Nunes
Exposição Arqueologia

Objetivos: Apresentar o trabalho desenvolvido pelos arqueólogos, quer em campo, quer em gabinete, acompanhado de uma mostra de materiais arqueológicos do Paleolítico à Época Contemporânea, provenientes de diferentes locais do país, e um esqueleto humano. A exposição inclui materiais arqueológicos do concelho onde é realizada, de forma a dar a conhecer também o património local.
Até ao momento já esteve patente no parque temático “Mundo em Festa” (Matosinhos), na Biblioteca Municipal de Lousada, no Museu Carmen Miranda (Marco de Canaveses) e no Museu Municipal de Resende.
Ano: 2017, 2018 e 2019
Coordenador do projeto: Susana Nunes
Oficinas de Animação

Objetivos: Projeto que pretende proporcionar aos mais novos uma introdução dos princípios base das imagens em movimento, sendo objetivo final a realização de um pequeno filme de animação.
Ano: 2019-2020
Coordenador do projeto: Ricardo Raminhos
Astropi

Objetivos: Iniciado durante o concurso promovido pela Agência Espacial Europeia com a temática de (Vida na Terra), este projeto visou juntar Tecnologia e Património de uma forma inovadora e aliciante para os alunos e participante. Prospeção aérea através de Satélite posterior processamento de Imagem ao qual foi acoplado um elemento de reconstrução 3D. Devido aos promissores resultados obtidos, a abordagem continuará a ser utilizada mesmo após o término do concurso.
Ano: 2019-2020
Coordenador do projeto: António José Silva
Formadores: Daniel Patrício
Desenvolvido pelos formandos: Tiago Sampaio