Fundação: Criada em 1990

Largo da Igreja do Freixo (Tongobriga), 58

4630-092 Freixo - Marco de Canaveses

Projetos

Arqueopólio

Escola Profissional de Arqueologia

Objetivos: criar um jogo de tabuleiro baseado no formato Arqueopólio com o objetivo de dar a conhecer o Património Cultural Português.

Ano: 2017

Coordenador do projeto: José Miguel Araújo

Formadores: Mónica Corga, Susana Nunes

Desenvolvido pelos formandos: alunos do 10º ano

Museus pelo Mundo

Escola Profissional de Arqueologia

Objetivos: Com este projeto pretende-se angariar o maior número possível de postais de museus por forma a constituir uma coleção de postais de todo o mundo.

Ano: 2017- em curso

Coordenador do projeto: Ana Ferreira

Olimpíadas da Antiguidade

Escola Profissional de Arqueologia

Objetivos: As Olimpíadas da Antiguidade da EPA basearam-se nestes jogos, que terão surgido em 776 a.C. na cidade de Olímpia, e foram celebrados até 393 d.C., já sob o domínio do Império Romano. Realizam-se no Fórum romano de Tongobriga. Para além das provas físicas estas Olimpíadas integram também um torneio de jogos de tabuleiro romanos – CENTURIUMⒸ, tendo sido já realizadas 3 edições.

Ano: 2017, 2018, 2019

Coordenador do projeto: Francisco Fernandes

Formadores: docentes de Educação Física (Sílvia Nogueira, Bárbara Baião, Erina Pereira)

Eco-Escolas

Escola Profissional de Arqueologia

Objetivos: Fruto da crescente consciencialização da necessidade de uma atitude Ecológica a EPA abraçou este projecto a longo prazo, quer no âmbito escolar, quer no âmbito do espólio Arqueológico da Estação de Tongobriga. Ambos visam despertar consciências e atitudes nas suas respectivas comunidades para um uso mais eficaz dos recursos.

Ano: 2019-2020

Coordenador do projeto: Daniel Patrício

Astropi

Escola Profissional de Arqueologia

Objetivos: Iniciado durante o concurso promovido pela Agência Espacial Europeia com a temática de (Vida na Terra), este projeto visou juntar Tecnologia e Património de uma forma inovadora e aliciante para os alunos e participante. Prospeção aérea através de Satélite posterior processamento de Imagem ao qual foi acoplado um elemento de reconstrução 3D. Devido aos promissores resultados obtidos, a abordagem continuará a ser utilizada mesmo após o término do concurso.

Ano: 2019-2020

Coordenador do projeto: António José Silva

Formadores: Daniel Patrício

Desenvolvido pelos formandos: Tiago Sampaio

Educação Patrimonial

Escola Profissional de Arqueologia

Objetivos: As Oficinas de Educação Patrimonial consistem numa série de atividades relacionadas com o Património Cultural, em especial com o arqueológico, que a EPA oferece a escolas (do ensino pré-escolar ao secundário) e outras entidades: oficina de mosaicos romanos; simulação de escavação arqueológica; desenho de artefactos; oficina de douramento de peças; oficina de arte rupestre.

Ano: 2016- em curso

Coordenador do projeto: Susana Nunes

Exposição Arqueologia

Escola Profissional de Arqueologia

Objetivos: Apresentar o trabalho desenvolvido pelos arqueólogos, quer em campo, quer em gabinete, acompanhado de uma mostra de materiais arqueológicos do Paleolítico à Época Contemporânea, provenientes de diferentes locais do país, e um esqueleto humano. A exposição inclui materiais arqueológicos do concelho onde é realizada, de forma a dar a conhecer também o património local.

Até ao momento já esteve patente no parque temático “Mundo em Festa” (Matosinhos), na Biblioteca Municipal de Lousada, no Museu Carmen Miranda (Marco de Canaveses) e no Museu Municipal de Resende.

Ano: 2017, 2018 e 2019

Coordenador do projeto: Susana Nunes

Oficinas de Animação

Escola Profissional de Arqueologia

Objetivos: Projeto que pretende proporcionar aos mais novos uma introdução dos princípios base das imagens em movimento, sendo objetivo final a realização de um pequeno filme de animação.

Ano: 2019-2020

Coordenador do projeto: Ricardo Raminhos

Cerâmicas de Recarei

Escola Profissional de Arqueologia

PAP_Cerâmicas de Recarei

Curso: Assistente de Arqueólogo

Objetivos: Este trabalho teve como objetivo o tratamento, análise e registo das cerâmicas recolhidas do Castro de Recarei (Oliveira de Azeméis) na intervenção arqueológica de 2018. No final foi apresentada uma proposta de catálogos dos materiais.

Ano: 2019-2020

Orientador: Susana Nunes

Formando: Sandra Martins

Criação de Conteúdos

Escola Profissional de Arqueologia

FCT_Criação de Conteúdos

Curso: Assistente de Arqueólogo

Objetivos: Criação de imagens ilustrativas dos objetos expostos no Centro Interpretativo de Tongobriga para colocar nas redes sociais da Área Arqueológica do Freixo.

Ano: 2019-2020

Orientador: Susana Nunes

Formando: Rafael Reis