Fundação: Criada em 1990

Largo da Igreja do Freixo (Tongobriga), 58

4630-092 Freixo - Marco de Canaveses

Flexibilidade Curricular

Escola Profissional de Arqueologia

A articulação entre as várias disciplinas, em especial entre as da Componente Técnica, foi sempre comum na Escola Profissional de Arqueologia, uma vez que o próprio trabalho em Arqueologia (como na Museografia e na Conservação e Restauro) é, necessariamente, interdisciplinar e colaborativo.

Atualmente, a Escola Profissional de Arqueologia desenvolve uma série de projetos no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, dos quais destacamos o Projeto Museus pelo Mundo, Arqueopólio e Olimpíadas da Antiguidade.

O facto de estes dois últimos projetos terem iniciado no ano letivo de 2016-2017 mostra bem o trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola Profissional de Arqueologia, numa lógica da Aprendizagem Baseada em Projetos, onde se procura a articulação entre as diferentes componentes dos cursos e uma maior ligação dos alunos à escola, a partir da adesão a um projeto comum a que os próprios deram forma desde a conceção à apresentação final e disseminação.

Desde o ano letivo 2015-2016 que a Escola Profissional de Arqueologia realiza as Oficinas de Educação Patrimonial, com o objetivo de incrementar a defesa, gosto e respeito pelo património cultural, particularmente arqueológico, objetivos para o qual contribuiu também a exposição intitulada “Arqueologia. Ciência que estuda o passado”, concebida e realizada desde o ano letivo 2016-2017.