Fundação: Criada em 1990

Largo da Igreja do Freixo (Tongobriga), 58

4630-092 Freixo - Marco de Canaveses

Equipa

Direção

Ana Mascarenhas

Diretora Executiva

anamascarenhas@epa.pt

Natural de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança. Licenciada em História, variante de Arqueologia (1987) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e graduada em museologia pela mesma instituição (1995). Possui o curso de Gestão Cultural (Associação Empresarial do Porto, 1999) e de Formação em Gestão Pública (Universidade do Minho, 2017).

Ao longo da sua carreira esteve envolvida em vários projetos, destacando-se a co-coordenação do projeto de Estudo e Valorização do Património Sericícola em Trás-os-Montes (1997/2004) e a coordenação do projeto museológico do centro interpretativo do Real Filatório de Chacim (2003/2004).

Foi vereadora na Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, com o pelouro da cultura, educação e social, de janeiro de 1996 a dezembro de 2001.

Desde 2002 que desempenha funções no IPPAR-Porto, integrando o quadro de pessoal da Direção Regional da Cultura do Norte desde 2007.

Encontra-se ligada à Escola Profissional de Arqueologia desde 1993, tendo exercido funções de docente, apoio à direção pedagógica e vogal da direção executiva. Desde 2011 que desempenha as funções de Diretora Executiva da EPA, cargo que acumula com o de coordenadora da Área Arqueológica do Freixo desde 2019.

Júlia Silva

Diretora Pedagógica

juliasilva@epa.pt

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1989), possui Pós-Graduação em Antropologia Cultura pela Universidade do Minho (2000) e formação e estágio em Filosofia para Crianças e Jovens, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2009).

É professora do Quadro de Nomeação definitiva desde 1990, tendo lecionado as disciplinas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, Área de Integração e disciplinas da componente técnica de Acompanhamento de Crianças e Psicologia (cursos EFA). Desempenhou funções de delegada de grupo, membro do conselho pedagógico, coordenadora das unidades capitalizáveis, diretora de turma e júri de exames de equivalência à frequência.

No ano letivo de 1992-1993 acumulou funções de docência e de orientação educativa na Escola Profissional de Arqueologia, tendo sido vogal da Direção entre 1999 e 2003. Em 2015 foi nomeada para a Direção Pedagógica da Escola Profissional de Arqueologia, cargo que ocupa atualmente.

Foi dinamizadora do Projeto “Filosofia para Crianças e Jovens” na escola Secundária de Ermesinde (2011-2015) e formadora externa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto nesta mesma área.

Pertence ao Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social de Macedo de Cavaleiro (desde 2018) e ao Grupo de Trabalho Envelhecimento & Deficiência, da Rede Social do Marco de Canaveses (2021).

Fernanda Araújo

Vogal

fernanda.araujo@epa.pt

Coordenação

Dulcineia Pinto

Curso de Técnico em Animação de Turismo

dulcineiapinto@epa.pt

Dulcineia B. Pinto é natural do Bonfim, Porto. Licenciada em Arqueologia em 2003 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutorada em Letras, área de História, na especialidade de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra  em 2012.

A sua tese de doutoramento intitula-se: “O Crasto de Palheiros na Idade do Ferro. Contributo da aplicação de uma nova metodologia no estudo da cerâmica”.

Desenvolve a sua investigação sobre a Idade do Ferro do Norte de Portugal, sobretudo na região de Trás-os-Montes.

Desde 2018, é formadora da área técnica na Escola Profissional de Arqueologia do Freixo, Marco de Canaveses.

Alguns dos módulos que leciona relacionam-se com o desenho técnico em arqueologia, uma área técnica pela qual manteve sempre interesse. O desenho e a ilustração científica são uma paixão.

Daniel Figueira Patrício

Curso de Técnico de Fotografia

danielpatricio@epa.pt

Natural de Coimbra, licenciado em Arqueologia e História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2010), com mestrado em Arqueologia Marítima (2012), pela Universidade de Southampton, Reino Unido.

Em termos de experiência profissional, acumula experiência a nível Europeu da Arqueologia de campo em 4 países distintos, tendo participado, dirigido e/ou codirigido intervenções de arqueologia preventiva em projectos de pequena a larga escala.

É formador da área técnica do curso de Assistente de Arqueólogo na Escola Profissional de Arqueologia desde 2019, acumulando funções de coordenador de curso (Técnico de Fotografia) desde o ano letivo 2020-2021. Acumula também funções relacionadas com a gestão informática da plataforma online de ensino da EPA devido à experiência profissional/ formação posterior na área das TI.

Susana Andreia Nunes

Curso de Assistente de Arqueólogo

susananunes@epa.pt

Natural do Porto, é licenciada em História, variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2000).

Possui mestrado em Arqueologia Pré-histórica (2003), pela mesma instituição, subordinado ao tema “ Monumentos sob tumulus e meio físico no território entre o Corgo e o Tua (Trás-os-Montes): aproximação à questão”.

Possui larga experiência ao nível da arqueologia de campo, tendo dirigido e/ou codirigido mais de 50 intervenções de arqueologia preventiva.

É formadora da área técnica do curso de assistente de arqueólogo na Escola Profissional de Arqueologia desde 2013, acumulando as funções de coordenadora desde o ano letivo 2015-2016.

Nos últimos anos tem vindo a desenvolver uma série de atividades no âmbito da mediação cultural, mais concretamente ao nível da divulgação da arqueologia e do património arqueológico, através da conceção de exposições, oficinas, recriações e materiais pedagógicos.

Carlos Peixoto

História e Cultura das Artes/ Área de Integração

carlospeixoto@epa.pt

Carlos Peixoto é natural do Porto. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1989, possui mestrado em Educação Básica e Especializações em Administração Escolar, Educação Especial e Gestão de Bibliotecas Escolares.

Professor do Quadro da Escola Profissional de Arqueologia, conta com 32 anos de experiência de ensino. É orientador educativo e leciona as disciplinas de História da Arte e Área de Integração. Tem interesses na área da História, Arqueologia, Arte e Literatura.

Pessoal Docente

Rosa Geraldes

Formadora na Área Técnica

Nasceu na Alemanha onde permaneceu durante 14 anos. Licenciada em engenharia têxtil pela Universidade da Beira Interior, em 1996.

Sempre teve aptidão para as áreas técnicas e em 2001 frequentou um curso de Técnicas de Conservação e Restauro durante um ano e meio. Trabalha desde 2002 na área da conservação e restauro de materiais em suportes orgânicos: pintura sobre painel, pintura de cavalete, esculturas e talha dourada; e suportes inorgânicos: pintura mural, painéis de azulejos.

Em 2006 realizou uma pós-graduação em química aplicada ao Património Cultural, interligando os conhecimentos de base da química (essencial à compreensão do comportamento dos materiais), com a arte e o património.

É formadora da área técnica na Escola Profissional de Arqueologia desde 2007. Atualmente é formadora da disciplina de Técnicas de Conservação e Restauro do curso de assistente de arqueólogo.

Filipa Mota

Formadora na Área Técnica

É natural de Lordelo do Ouro, Porto. Possui nível IV na Escola Artística Soares dos Reis do Porto, no curso de Design de Comunicação e é licenciada em Design Gráfico (2012).

Possui o mestrado em Ensino das Artes Visuais de 3º Ciclo e Secundário (2019) pela Faculdade de Belas-Artes e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com a tese “Dimensões emocionais e narrativas na pedagogia do design: Uma experiência de formação no Ensino Profissional”, uma análise de técnicas pedagógicas diferenciadas que se estendem sobretudo em torno das dimensões emocionais e narrativas, tendo em vista essencialmente o campo do Design.

É formadora de Design, Vídeo, Pós-Produção e Caligrafia desde 2015 e trabalhou como designer desde 2012 em diversas empresas, com destaque na Marques Soares. É formadora da área técnica do curso de Técnico de Fotografia na Escola Profissional de Arqueologia desde 2020.

Maria Azevedo

Formadora na Área Técnica

É natural de Vila Real. Realizou um Curso de Especialização Tecnológica em Desenvolvimento de Produtos Multimédia, em 2011, no Instituto Politécnico de Bragança onde, em 2015, concluiu a licenciatura em Arte e Design.

Nesse mesmo ano estagiou na empresa 3LM – Publicidade e Imagem, da região de Coimbra, onde adquiriu o gosto pelo Design, que complementou com uma formação profissional especializada em Design Gráfico, promovido pela FLAG Coimbra.

Desde 2016 é formadora da área técnica na Escola Profissional de Arqueologia. Os módulos que leciona relacionam-se com Design, Comunicação Visual e Multimédia.

Colabora também na elaboração de cartazes para a promoção da Escola e das suas atividades. Em 2020, reforçou as suas competências com a realização de um curso de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (Nível VI), curso que lhe permite desenhar, implementar e acompanhar a execução de processos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

Helder Moura

Formador na Área Técnica

Natural de Penafiel. É Técnico de Conservação do Património pela Escola Profissional de Arqueologia (2000).

A nível de experiência profissional, exerceu como técnico de conservação na Estação Arqueológica do Freixo até 2007, tendo em 2008 exercido funções no Laboratório de Conservação e Restauro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Desde essa altura e até à data desempenha funções na empresa Novarqueologia como Técnico de Conservação do Património Cultural. É formador na Escola Profissional de Arqueologia desde o ano letivo 2020-2021, da disciplina de Técnicas de Conservação e Restauro na área técnica do curso de assistente de arqueólogo.

Helder Mota

Formador na Área Técnica

Natural da Sé, Porto. Licenciado em Arqueologia em 2004 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território em 2013 e Profissionalizado em Ensino da História e Geografia do 3º Ciclo e Ensino Secundário em 2016 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Foi aluno da Escola Profissional de Arqueologia no triénio 1997-2000. Profissionalmente, participou em diversos projetos de arqueologia e conservação e restauro.

Em 2008, entrou no Projeto Cartográfico para os CENSOS 2011, no Instituto Nacional de Arqueologia.

É formador na Escola Profissional de Arqueologia desde 2008/09. Leciona módulos na área da topografia e Sistemas de Informação Geográfica, Desenho Assistido por Computador e Geografia.

Pessoal Não Docente

José Fernando Moreira

Coordenador Técnico

Natural e residente no concelho do Marco de Canaveses, possuí o 12º ano de escolaridade, curso científico-humanísticos, obtido na escola Secundária do Marco de Canaveses, em 1994.

Desde 2001, desempenha funções na Escola Profissional de Arqueologia na categoria profissional de assistente técnico.

Desde 2006 executa funções de chefia técnica e administrativa, coordenando segundo orientações e diretivas superiores.

No sentido de melhorar e ampliar os conhecimentos inerentes as funções desempenhadas desde então, participou em várias formações, nomeadamente CONTAB-SNC-AP, GPV – Gestão de Pessoal e Vencimentos, – SASE – Ação Social Escolar, IBE (Cadastro e Inventário dos Bens do Estado) e Gestão e processos de alunos, procedimentos, da contratação pública e portal Base.gov.

Paulo Carvalho

Assistente Técnico

Natural do Porto, possui o curso profissional de Assistente de Arqueólogo pela Escola Profissional de Arqueologia, tendo integrado a primeira turma da EPA (1990-1993).

Possui larga experiência em trabalho de campo e gabinete, destacando-se os trabalhos desenvolvidos ao nível do desenho de materiais arqueológicos para o gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Santo Tirso. Na área de conservação e restauro, integrou a equipa de trabalho para a realização da exposição do Museu Municipal Abade Pedrosa.

Desde 1994 que desempenha as funções de assistente de arqueólogo/ assistente técnico na Escola Profissional de Arqueologia. Nos últimos anos tem dado apoio às várias atividades e ações de divulgação da escola (exposições, oficinas pedagógicas, recriações e construção de materiais pedagógicos).

Inês Freitas

Psicóloga Escolar e da Educação

Mestre em Psicologia Escolar e da Educação, Licenciada em Psicologia e Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Possui formações avançadas no âmbito da Educação Parental, Perturbações do Neurodesenvolvimento, nomeadamente, na Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), Autismo e Perturbação específica da Aprendizagem/Dislexia, Orientação Vocacional, entre outras.

Iniciou o seu percurso profissional como Psicóloga no Projeto “Mudanças com arte II” na Associação União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), posteriormente, integrou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e foi responsável pelo gabinete de psicologia da Câmara Municipal de Mourão.

Integrou diversos contextos educativos públicos, com intervenção do pré-escolar ao ensino secundário. Atualmente, exerce funções no Serviço de Psicologia e Orientação e na Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) da Escola Profissional de Arqueologia e do Agrupamento de escolas D. Dinis.