Fundação: Criada em 1990

Largo da Igreja do Freixo (Tongobriga), 58

4630-092 Freixo - Marco de Canaveses

arqueologia

Estão abertas as inscrições para a ação de formação de curta duração “Recriar a Arte Romana”, a realizar dia 3 de março, on-line e com a duração de 3 horas. 

Realizada em parceria entre a Escola Profissional de Arqueologia e o CFAE MarcoCinfães, pela Doutora Dulcineia Pinto, esta ação destina-se a docentes dos grupos de recrutamento 200, 240, 400, 420 e 600 e ainda a técnicos dos SPO.

As inscrições deverão ser efetuadas através do link.

Esta ACD reúne os requisitos necessários para ser reconhecida e certificada pelo Conselho de Diretores do CFAE MarcoCinfães, relevando para efeitos de progressão na carreira e de avaliação de desempenho docente previstos no Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico e Secundário, ao abrigo do Despacho nº 5741/2015 de 29 de maio para os grupos de recrutamento 200, 240, 400, 420 e 600. Aos(às) formandos(as) não docentes que trabalham nos Serviços de Psicologia e Orientação será passado um certificado do qual constarão, para além dos elementos habituais, os conteúdos da ação.

SINOPSE DA FORMAÇÃO

“Recriar a Arte Romana” apresenta-se como um projeto onde se propõe a análise da arte quotidiana romana, a sua apropriação e reinterpretação através do desenho artístico. Desta forma propõe-se uma abordagem da História baseada em critérios éticos e estéticos e de relacionar, sempre que possível, as aprendizagens com a História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde Escola Profissional de Arqueologia se insere (Área Arqueológica do Freixo, Marco de Canaveses).

Pretende-se conhecer vários recipientes cerâmicos do quotidiano romano, recriar a sua forma e decoração, realizando uma ponte com a contemporaneidade nomeadamente com técnicas de desenho e expressões da arte contemporânea.